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sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Menos dissertação, mais web 2.0

Tentarei ser mais assíduo, na medida do impossível, nas postagens do blog. Também penso em mudar um pouco as características dessas postagens. Olhando para o blog, tenho achado que ele está muito linear, como capítulos de um livro que constroem uma linha de pensamento. O blog se presta também a isso, mas não quero que ele se pareça com uma apostila, um artigo, uma tese. O blog não trará nada inovador ou deslumbrante. Quero apenas me arriscar pelos recursos da internet, abusar do uso de diferentes linguagens. Mais sons, vídeos, imagens, links... tudo em diálogo com os textos escritos.

Muitas pessoas que acessam o blog têm interesse e curiosidade em conhecer melhor o Second Life. O SL estará então cada vez mais presente no blog a partir da rica convergência de linguagens que ele propicia.

Inicio com um video bastante visto desde o boom do SL no Brasil, mas que é daqueles que se enquadram na categoria "vale a pena ver de novo". Não vou descrevê-lo. Ele fala por si só e mostra o quanto o SL pode ser desafiador e atraente aos nosso sentidos.



Dias de ausência - Educação Física, TIC´s, Educação a Distância

Estive afastado do blog por uns dias. Nesse espaço de tempo, fui palestrante e debatedor no I Seminário Educação Física e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) que aconteceu, sob a coordenação da professora Marli Hatje Hammes, no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria – RS, de 3 a 5 de dezembro. Sai de lá com a certeza de que, parafraseando o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia Nelson Pretto, o desafio não está em pensar em “novas tecnologias e educação”, mas sim em “tecnologias e novas educações”. Não basta aprender mais, precisamos, a partir das tecnologias, aprender diferente.

Minha rotina também foi alterada depois que comecei, como bolsista, a trabalhar na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEaD/UFSC). O desafio que tenho pela frente é auxiliar na elaboração de roteiros para a construção de objetos de aprendizagem virtuais que serão utilizados nos diferentes cursos oferecidos à distância pela UFSC. Existe a perspectiva de que, a médio prazo, objetos tridimensionais sejam criados, inclusive com o uso do Second Life.

A relação das tecnologias com a educação – uma das questões que considero centrais quando se tem, como formação e atuação, a Educação Física – passou a figurar em um primeiro plano e se divide com os prazos para conclusão da minha dissertação de mestrado.