Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line

No dia 16 de feveiro de 2009, defendi, no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC), a dissertação de mestrado intitulada "Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessoa on-line".

Compartilho sua versão final e os artigos que já foram publicados de recortes do trabalho.


PEREIRA, R. S. ; SILVA, M. R. ; PIRES, G. L. . Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online), v. 12, p. 1-23, 2009.


Passados dois anos, um balanço desse blog...

Há mais de dois anos, sob o calor da escrita da dissertação sobre os "avatares no Second Life", publiquei pela última vez escritos sobre as reflexões da pesquisa. Escrevi menos do imaginava e gostaria. Por outro lado, o blog alcançou parte do seu objetivo: organizou e compartilhou ideias sobre a pesquisa em um momento de instabilidade dos rumos que seriam tomados.

De lá para cá muita coisa aconteceu. O trabalho foi defendido e apresentado em congressos, artigos foram publicados, me envolvi com diferentes atividades profissionais, ingressei no doutorado.

Meu foco de estudo continua a ser a intersecção entre tecnologias, corpo/avatar, brincadeiras e imaginação, mídia-educação. Mas por hora não penso em ter o SL como campo específico das minhas pesquisas. Diante disso, fiquei em um dilema: ressuscito em uma metamorfose o "ilhasdesconhecidas.blogspot" ou construo um novo espaço para compartilhar minha ideias e descobertas atuais?

Optei pelo segundo caminho. Assim, postarei uma última mensagem - um gran finale para esse blog - com os links para a dissertação e artigos que resultaram da pesquisa no SL.

Em busca de novas ilhas desconhecidas, deixarei também o novo endereço onde passarei a publicar.