Pesquisa personalizada

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

FÍSICA INTERESSANTE NO SECOND LIFE

"O que é Realidade? Temos uma percepção da Realidade? Vemos as coisas como elas realmente são? Eu acredito que não! Acredito que é uma questão de convicção, não de percepção"!

As linhas acima, que trazem instigantes questões (para as quais não tenho resposta), foram retiradas do blogNATO - Física Interessante, cujo autor é um cara chamado Renato.

Nada sabia do Renato até minutos atrás. Mas há pouco ele me trouxe uma alegria. Me surpreendeu sendo o primeiro seguidor oficial deste blog. A felicidade vem de saber que alguém se interessa pelo que está escrito nas minhas postagens, e que quer saber sempre que algo novo for adicionado ao blog. A surpresa vem do fato de alguém querer seguir esse blog mesmo constatando a irregularidade da minha dedicação a esse espaço, que conta com raras publicações esse ano.

Não farei aqui uma biografia do Renato. Ele tece, nas informações que disponibiliza na rede, sua própria apresentação. Após breve navegação pelo seu blog, perfil do Blogguer, artigos publicados, listas de interesse, currículo Lattes (é o Orkut acadêmico), já posso montar uma imagem de quem é esse pioneiro seguidor do Ilhas Desconhecidas. Renato agora tem sobrenome, rosto, profissão, interesses acadêmicos, área de atuação... Sei onde e o que estudou, por onde trabalhou, e, dentre tantas informações a seu respeito, destaco uma que me traz a convicção de que deve se tratar de um sujeito bacana: não é qualquer um que rompe com a lógica produtivista predominante no currículo Lattes e insere, em sua formação complementar, um curso de degustação de vinhos! Ótimo Renato! Eu sempre procurei, nas categorias rígidas do Lattes, um espaço para registrar experiências que foram fundamentais na minha formação, como papos intermináveis com amigos, momentos de contemplação do pôr-do-sol, uma ou outra viagem de bike. Quem sabe em breve eu também não incluo um curso de degustação de vinhos, ou de cachaça mineira...

Renato é um físico, educador, interessado na relação entre tecnologias e educação. Não posso deixar de divulgar algumas de suas inspiradoras iniciativas nessa área.

"Venho desenvolvendo uma experiência de utilização de ferramentas da Web 2.0 na construção colaborativa de conhecimento durante a disciplina ‘História e Epistemologia da Física’, do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Luterana do Brasil. Veja aqui a descrição do projeto. Veja aqui o artigo publicado na RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação".

"Física Interessante no Second Life - Estou criando um micromundo dentro do ambiente virtual Second Life onde a Física seja diferente, para ficar ainda mais interessante! Estão convidados a visitar. Física é massa! E no Second Life, muito mais"!

Renato, seja bem vindo a essas Ilhas Desconhecidas.

Um comentário:

Renato disse...

Babei!!! Confesso que babei, sim. Fala sério, Rogério, também não precisava tanto! Tou eu ali no meu cantinho, postanto umas idéias no meu blog e, só porque dei uma espreitadela no teu, tu rasgas seda desse jeito! Tou encabulado. Mas meu ego gostou muito, ah se gostou! hehe. Depois precisamos conversar sobre essa idéia de gadgets em sala de aula porque eu estava mesmo para fazer umas experiências com isso no ano que vem. Aliás, acho que vamos ter muitas idéias para trocar nesse/sobre metaverso Second Life. Um abraço, meu novo amigo mineiro!