Pesquisa personalizada

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Dias de ausência - Educação Física, TIC´s, Educação a Distância

Estive afastado do blog por uns dias. Nesse espaço de tempo, fui palestrante e debatedor no I Seminário Educação Física e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) que aconteceu, sob a coordenação da professora Marli Hatje Hammes, no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria – RS, de 3 a 5 de dezembro. Sai de lá com a certeza de que, parafraseando o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia Nelson Pretto, o desafio não está em pensar em “novas tecnologias e educação”, mas sim em “tecnologias e novas educações”. Não basta aprender mais, precisamos, a partir das tecnologias, aprender diferente.

Minha rotina também foi alterada depois que comecei, como bolsista, a trabalhar na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEaD/UFSC). O desafio que tenho pela frente é auxiliar na elaboração de roteiros para a construção de objetos de aprendizagem virtuais que serão utilizados nos diferentes cursos oferecidos à distância pela UFSC. Existe a perspectiva de que, a médio prazo, objetos tridimensionais sejam criados, inclusive com o uso do Second Life.

A relação das tecnologias com a educação – uma das questões que considero centrais quando se tem, como formação e atuação, a Educação Física – passou a figurar em um primeiro plano e se divide com os prazos para conclusão da minha dissertação de mestrado.

Nenhum comentário: