Pesquisa personalizada

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Algumas motivações para escrever o blog

Esse blog foi criado para compartilhar questões decorrentes da minha pesquisa sobre o Second Life (SL) – a tal já bastante falada plataforma 3D de sociabilidade na Internet. Tratarei aqui de questões relacionadas ao SL propriamente dito, mas também de cibercultura, Educação Física e mídia e outros assuntos afins, acadêmicos ou não.

Tive algumas motivações para começar a escrever nesse novo espaço. Vou destacar algumas sem, no entanto, classificá-las em uma ordem de importância:

-Sou um leitor assíduo de blogs e já tive contato com muita coisa interessante navegando por essas páginas. Acredito no potencial de interação e difusão de idéias que os blogs possuem.

- Passo a adotar o ato de escrever no blog como um organização preliminar da teoria, metodologia, dos diários campo e das análises da minha pesquisa. Assim faço do blog um espaço de discussão com pesquisadores e demais interessados na temática e, de certa forma, um rascunho da dissertação.

- Pesquisar na internet envolve uma dimensão ética importante: o pesquisador pode facilmente ser anônimo no seu campo. Entendo então o blog como uma possibilidade de esclarecer os sujeitos envolvidos na pesquisa e dialogar com eles.

- O programa de pós-graduação em Educação Física da UFSC me permite (e incentiva) a adoção de um modelo alternativo à dissertação para a defesa do mestrado: dois artigos (um aprovado e outro encaminhado) em periódicos Qualis B nacional ou superior. Não menosprezando os periódicos, creio que posso divulgar de forma mais dinâmica e abrangente o desenrolar da minha pesquisa e os seus resultados a partir de um blog. Se pudesse adotar um modelo alternativo, seria esse.

- Posso escrever no blog coisas que não se encaixariam em uma dissertação. Mestrando também sabe (e precisa) falar do resto da vida pra além da pós-graduação.

Espero que tenham curiosidade para acessar o blog, paciência para uma leitura de vez em quando e disposição para fazer comentários!

2 comentários:

Gilka disse...

Bela idéia, Rogério. Que essa aposta no processo e na partilha te leve a mares nunca dantes.

Anônimo disse...

Grande, Rogério, Grande!

A Ira havia me falado desta tua idéia e eu já havia achado muito legal. Mas vendo agora o blog, penso que o termo tem que ser este. Grande, uma forma inteligente e muito significativa de fazer-com! Parabéns pela idéia, pela iniciativa e pela bela estética do blog.
Giovani