Pesquisa personalizada

sábado, 10 de novembro de 2007

SL como dimensão da vida social contempôranea

Existe o risco de limitarmos nosso entendimento sobre a cibercultura ao desumanizar o humano e/ou humanizar o tecnológico. As transformações impulsionadas pela tecnologia reconfiguram as relações sociais, a forma de ocupação do espaço, a pragmática da comunicação, a economia, o consumo, os mecanismos sociais de controle, a arte, a política, o trabalho, o lazer, o constructo cultural do corpo. Mas não podemos pensar a tecnologia como uma entidade dissociada, autônoma e poderosa a redesenhar o mundo em que vivemos. É possível, e no meu entendimento, necessário, pensarmos a tecnologia em sua dimensão social e o mundo digital como cenário de ação atrelado à vida cotidiana.

Para isso precisamos responder a uma pergunta feita pelo professor Theophilos Rifiotis, coordenador do GrupCiber, Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC: o que as pessoas fazem quando estão na Internet? A busca estaria assim na compreensão dos usos que fazemos da tecnologia. Delinear os significados que atribuímos a ela é uma tarefa que remete a nós mesmos e às nossas relações mediadas por esses objetos tecnológicos que já naturalizamos no cotidiano. O desafio é desviar o olhar da esfera estritamente tecnológica para focar a esfera dos valores e significados que emergem nesse contexto.

Tanto se fala do Second Life e das suas fantásticas e promissoras perspectivas econômicas, sociais, educacionais... Mas não sabemos ao certo como as pessoas estão usando essa plataforma e o que esse uso representa pra elas. O Second Life e outros ciberespaços não são uma cisão com o mundo que conhecemos, mas sim dimensões da vida social contemporânea.

Nenhum comentário: